quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Unidade 4 Atividade: 3 – Conceito de Currículo e o Processo de Integração da tecnologia ao currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.
Unidade: IV – Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade: 3 – Conceito de Currículo e o Processo de Integração da tecnologia ao currículo
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Unidade de Ensino: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Cursista: Maria Lúcia de Souza
Data: 16 de setembro de 2010.

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Falar de currículo não é tão simples quanto parece, pois este não se resume a disciplinas ou conteúdos a serem trabalhados a cada ano durante a vida escolar do aluno. Entende-se por Currículo como sendo um "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover". Podemos dizer, em termos genéricos, que um currículo é um plano pedagógico e institucional para orientar a aprendizagem dos alunos de forma sistemática. São também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. Na verdade, o currículo é determinado pelo contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
Por relacionar-se com o contexto em que vivemos, o currículo precisa ser inovado de modo que haja uma interação com as diversas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Atualmente verifica-se a falência do modelo autoritário de transmissão do conhecimento no processo educacional, por isso este deve atender as exigências do mundo moderno. Uma vez que a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.
Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos.
Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Dessa forma, o trabalho do professor é o de mediar à construção do conhecimento do aluno utilizando como ferramenta as tecnologias.

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