quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Unidade 4 Atividade 1 - PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.
Unidade: IV – Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade: 1 – Possíveis mudanças e possibilidades de contribuições das tecnologias.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Unidade de Ensino: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Cursista: Maria Lúcia de Souza
Data: 15 de setembro de 2010.


PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS


Ao ler o texto da palestra “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” de Pedro Demo, aponta mudanças são visíveis e que já vem acontecendo no âmbito escolar, pois muitos dos nossos alunos, já têm acesso às tecnologias, o que nos instiga a utilizar estas, como ferramenta em prol da construção do seu conhecimento.
Por isso, nossos planejamentos devem inserir em sua quase totalidade as tecnologias pois, segundo Pedro Demo a criança já vem para a escola com seu conhecimento e linguagem digital. Se a escola não oferecer essa mesma linguagem a ela o seu interesse e motivação em aprender tornar-se-ão infundados. Dessa forma, a escola, deve estar ligada a tecnologia, buscando mudança conforme as necessidades do aluno.
Sabemos que é um desafio muito grande, pois há casos em que o domínio digital das crianças e jovens é bem maior que o do professor. Por isso, este deve tirar proveito da situação e explorar os meios tecnológicos como mp3, DVD, televisão, internet, celular, pois nossos alunos em sua grande maioria têm acesso a tais.
Todos sabem que com o uso das tecnologias, o ensinar e aprender ficou diferente. O aluno não quer ser platéia e simplesmente assistir os outros, ele também quer ser autor e participar do processo de ensinar-aprender o conteúdo. Hoje, só basta um clic e já lhe são abertas dezenas de janelas com informações das mais variadas sobre qualquer assunto. Porém cabe ao professor orientar seus alunos para que os mesmos possam se apropriar do que é bom para sua vida social e profissional. Lembrando de que a “internetês” não se sobreponha à língua padrão. Mas para isso ele precisa quebrar as barreiras do comodismo e não ter medo de ousar, se informar, participar, ler, pesquisar, enfim, se apropriar do mundo virtual e de tudo que ele pode favorecer para o aluno construir seu próprio conhecimento.

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