quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Unidade 4 atividade 2A - SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Maria Lúcia de Souza
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 15/09/2010

SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO

A experiência de trabalhar com projetos em sala de aula têm mostrado que podemos interagir com mais áreas do conhecimento e utilizar as tecnologias como ferramenta de construção do conhecimento.
Já trabalhei com projetos voltados para o desenvolvimento da Leitura, Escrita, Ética, Cidadania e Pluralidade Cultural, utilizando as tecnologias. Com isso, pude constatar que as tecnologias realmente envolvem os alunos que, pois estes demonstraram maior interesse na execução das atividades, sem contar que as aulas ficaram diferentes do dia-a-dia.
Utilizei os recursos tecnológicos junto com a informática objetivando, maior interação entre o entretenimento e o conhecimento. Fiz um trabalho super interessante com o filme Madagascar II, alguns textos de gêneros variados explorando o assunto respeito às diferenças e utilizando o laboratório como fonte de pesquisa, leitura, escrita, atenção, concentração etc.
A execução das atividades ocorreu de acordo com o cronograma preestabelecido no planejamento. Os alunos tiveram a oportunidade de contextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas do conhecimento.
As atividades foram desenvolvidas com a exploração das ferramentas dos softwares educativos instalado no laboratório e a utilização das diferentes ferramentas para a realização do editor de texto Word, Power Point, navegar na internet para pesquisas, busca de imagens, vídeos etc.
Afirmo com certeza que a utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção do conhecimento e comunicação, favorece uma nova visão educacional no processo de aprendizagem, propicia o registro digital das produções dos alunos e cria condições para que se possa identificar as dificuldades e os avanços.
Com isso tudo, digo que nos dias de hoje, o mundo virtual chegou para ficar e que se não tomarmos cuidado, estaremos atrás de nossos alunos em especial ao uso das tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário