quarta-feira, 2 de junho de 2010

Aula com hipertexto

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.
Unidade: II Internet, hipertexto e hipermídia.
Atividade: 4 – Planejando atividade com hipertexto ou internet
Unidade de Ensino: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Cursista: Maria Lúcia de Souza
Data: 02 de junho de 2010.

Plano de aula

Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 6º ano
Assunto: Gênero textual - Conto de fadas Nº de aulas no laboratório: 02
Data a ser executada: 01 de junho de 2010

Objetivo geral:
Utilizar os recursos da internet para a realização de leituras de diferentes contos de fadas.

Objetivos específicos
Utilizar a internet como meio para a pesquisa;
Ler diferentes contos de fadas;

Metodologia
Os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática, onde lhes serão apresentados os objetivos da aula nesse ambiente.
Serão orientados a digitar no Google a palavra “conto de fadas”, partindo daí, várias opções aparecerão e os alunos navegarão sobre o tema, podendo ler os clássicos de maneira original, os recontados, ou seja, poderão se deliciar nas mais variadas opções de contos.
Após a leitura, os alunos reproduzirão os contos, podendo mudar o final, dar outra versão, contar no ponto de vista de um dos personagens.

Recurso didático
Laboratório de Informática: computador

Relatório da execução da atividade
A aula aconteceu no dia 01 de junho de 2010.
Durante a execução da aula no laboratório, percebi um grande envolvimento dos alunos com o assunto abordado, pois eles puderam selecionar o conto de sua preferência, sem contar que os mesmos puderam também ver pequenos vídeos.
E as produções, ficaram muito legais.
A aula transcorreu de maneira tão gostosa que não vimos o tempo passar.

Minha opinião
Foi interessante porque onde havia palavras escritas erradas, o computador mostrava então o aluno teve que corrigi-las. Gostei da experiência e espero melhorar ainda mais favorecendo assim, a ampliação do conhecimento de meus alunos.
Nossa, fico pensando, como seria trabalhar sem os meios digitais?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário