quinta-feira, 13 de maio de 2010

O que é hipertexto?

CURSO: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
CURSISTA: Maria Lúcia de Souza
TUTORA: Deusiran de Sousa Barros Silva
UNIDADE 2 – Navegando em hipertexto sobre hipertexto
ATIVIDADE 1. O que é hipertexto?

O que é hipertexto?

Cada vez mais os computadores estão sendo incorporados em todos os setores da sociedade. Isso nos coloca diante de um mundo repleto de informações imediatas de maneira rápida e dinâmica, provocando assim profundas modificações nos valores da sociedade. A tal avanço dá-se o nome de Multimídia que segundo o professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto.
Outro conceito associada a multimídia é HIPERTEXTO - termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Pedagogicamente o hipertexto traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas, enriquecendo assim o trabalho docente.
Saliento a relevância da utilização da ferramenta de hipertexto na Educação, pois trabalhar com tal pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual, favorecendo assim ao desenvolvimento da aprendizagem de forma que o aluno faça descobertas, tentando localizar uma informação, com isso eles participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento.

Atividade 3 - Conhecendo as tecnologias da Escola

Quem sou como professora e aprendiz

Vivemos em uma sociedade em que as mudanças estão acontecendo de maneira tão rápida que se não tivermos cuidado, ficaremos ultrapassados. Para acompanhar tais é imprescindível que nos atualizemos, ou seja, devemos estudar continuamente. Como sabemos, a vida é um aprendizado e eu me vejo neste rol da busca constante do conhecimento.
Sou uma professora que atua no magistério desde 1992, sempre fui e ainda sou dedicada e acredito no meu potencial, tenho certeza que quando faço um curso, estou investindo na minha carreira profissional.
Insiro em minha prática pedagógica docente tudo aquilo que acho essencial para inovar. Pois creio que o sucesso de meu aluno me faz bem. Sou do tipo de pessoa que ouve ideias e que adoro sugeri-las, independente se são meio “loucas, irreais” ou acessíveis e aplicáveis. No mundo atual, ousar torna-se imprescindível para a efetivação de novas idéias.
Em sala de aula, questiono bastante com meus alunos sobre os mais variados temas, como meio ambiente, violência, política, o que é ser cidadão, profissões, trabalho infantil, enfim, procuro mostrar para os alunos que a escola faz parte de um meio social em que tais situações fazem parte da nossa vida.
A postura diante disso tudo é importante como facilitadora ou complicadora dos relacionamentos que se estabelecem com os que querem aprender com o professor. Se gostamos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam.
Enquanto educadora, sou testemunha viva de que podemos evoluir sempre, ano após ano, tornando-nos mais humanos e mostrando que vale a pena viver. Acredito que o meu fazer pedagógico desperta a curiosidade dos alunos, permitindo-lhes que caminhem por si próprios em direções que são ditadas pelos seus próprios interesses, tornando-se um ser autêntico, capaz de dar e partilhar.